Usando o módulo de Etografia
O módulo de Etografia
(registro comportamental baseado em catálogos ou
etogramas)
Este modulo apresenta ferramentas para:
1 – Criar e salvar catálogos comportamentais, que podem ser utilizados para:
• registros comportamentais “em tempo real” (por exemplo, o registro de eventos em andamento diretamente do ambiente ou de arquivos de vídeo analógico) ou ..
• registros “off line” de comportamento (de arquivos de vídeo digital).
2 – O mesmo arquivo de vídeo pode ser então processado para extração automatizada de parâmetros relacionados com a atividade (distância percorrida, ângulo, velocidade, área objeto aproximada,) e rastreamento de objetos, utilizando técnicas de processamento de imagem digital (veja a página do módulo de rastreamento ).
3 – O software fornece relatórios temporalmente segmentados da sequência, duração, frequência e latência dos comportamentos registrados, e os índices derivados de análise da atividade; estes relatórios são sincronizados pela mesma fonte de tempo (o número da unidade de quadro no arquivo de vídeo).
ATENÇÃO,
Leia os parágrafos seguintes antes de utilizar a EthoWatcher:
O único formato de vídeo atualmente aceito pelo software é o formato .AVI, o formato de vídeo digital nativa do Windows Media Player, com uma resolução de 320×240 pixels (permitindo o uso de webcams de baixo orçamento). Sugerimos converter os arquivos de cor RGB para 8 bits em tons de cinza (para melhorar a segmentação) e, em seguida, comprimi-los com codec XVID MPEG.
Testamos, e recomendamos o software VirtualDub (http://www.virtualdub.org) para realizar esses procedimentos. Os arquivos de vídeo obtidos em outros formatos (MPEG, etc …) podem ser convertidos offline a partir de formatos nativos para .avi arquivo usando este software. Reduções de resolução (de câmera com resolução nativa de 320×240 pixels) podem ser feitas usando o VirtualDub ou qualquer outro software de conversão.
Nós escrevemos o EthoWatcher® em C ++ (C ++ Builder 5.0, a Borland Software Corporation, Scotts Valley, EUA). Ele foi testado (e roda ok) no sistema operacional Microsoft Windows (versões 2000, XP, Vista, Seven e 10), em uma variedade de PCs IBM-compatíveis.
O guia do usuário do módulo de
Etografia:
O usuário é guiado através da sequência de controles e procedimentos para o registro e análise por um tutorial dinâmico (veja no canto inferior esquerdo das janelas do programa): basta clicar em “Next” e fazer o que o tutor sugerir. Você também tem uma “to-do list” no canto inferior direito. Nós mostramos algumas dessas dicas abaixo para ajudá-lo no início, mas é uma boa ideia testar livremente os controles para dominar e uniformizar os procedimentos para o seu conjunto experimental antes de começar a analisar prá valer!
1 – Antes de começar, prepare cuidadosamente o catálogo comportamental que você pretende usar, com seus códigos de entrada alfanuméricos e suas definições operacionais (máximo de 3 caracteres, começando com uma letra.). Defina o número de sujeitos que você irá registrar em cada arquivo de vídeo e escolha a sintaxe de registro, de acordo com a estrutura da sequência comportamental pretendida pelo utilizador (as categorias comportamentais são auto-exclusivas ou podem ocorrer como itens aninhados ou eventos parcialmente sobrepostos).
2 – No quadro S.O1, editar / inserir informações sobre o experimento (estes dados aparecerão nos relatórios que você vai obter após a análise) e, em seguida, selecionar, no quadro S.02, um dos tipos de registro que pretende executar:
- Real-time ethography (gravação diretamente do ambiente ou de um vídeo analógico em um aparelho de TV). gravações em tempo real usar um cronômetro virtual baseado no contador interno CPU’s , como base de tempo e que pode ser interrompido a qualquer momento.
- Digital video-based ethography (registros de comportamentos a partir de um arquivo de vídeo digital, quadro-a-quadro ou continuamente). Utiliza o número de quadros de vídeo para determinar a unidade de tempo equivalente (por exemplo, um quadro (frame) do vídeo dura 0,033 s em um arquivo de vídeo gravado a uma taxa de 30 quadros / s). Durante a gravação, os quadros podem fluir na velocidade gravada ou serem mostrados (sob controle do usuário) em passos de números de quadros pré-determinados, permitindo a regularidade e determinação exata do início ou fim dos comportamentos registrados.
- Activity analysis and tracking (tracking, distância percorrida, velocidade, tomados quadro-a-quadro ou agrupados em períodos de tempo determinados pelo usuário (veja abaixo)
3 – No quadro S.03, indique se os elementos do seu catálogo serão registrados como uma sequência de eventos de auto-exclusivo (o início de um comportamento implica o fim do comportamento precedente), ou como uma série de eventos parcialmente sobrepostos (ou aninhados), que começam e terminam de forma independente uns dos outros.
4 – No quadro S.04, construa um novo catálogo comportamental ou abrir um arquivo de catálogo gravado anteriormente para usar para a sessão de gravação. Os itens são definidos e salvos. Durante a gravação, os códigos de catálogo e definições estarão sempre à vista do usuário.
5 – No quadro S.06, vá para o Digital video-based ethography. Siga o tutor: carregar o arquivo de vídeo escolha o primeiro quadro ou frame (t = 0) para o registro e use as setas para mover para frente (=>), para trás (<=, escolher o número de quadros para cada movimento), ou na velocidade original (>). Pare no quadro que você considera ser o início ou o fim de um comportamento e insira seu código na caixa de categoria (e pressione ENTER).
AVISO I: Certifique-se de iniciar o processamento com o vídeo posicionado no quadro que você escolher como o primeiro quadro a analisar
6 – Depois de concluir o registro, clique em Finish para obter um arquivo CSV com os relatórios sobre a frequência total, a duração e a latência para cada unidade de comportamento, bem como a sequência de comportamentos registrados.
7 – Volte à tela principal e você verá uma caixa que lhe permite produzir relatórios segmentados no tempo (você escolhe o intervalo) sobre a frequência, duração e latência para cada comportamento.
AVISO II: Um bug oculto e ainda sem solução, por vezes, interferir na análise, quando você executar duas sessões de rastreamento em sequência. Recomendamos que você reinicie o software após cada sessão de etografia.